• Carregando...

Os conservadores do partido da chanceler alemã, Angela Merkel, conseguiram o número de votos necessário em Hesse neste domingo (18) para permanecer no poder, dando ao partido um impulso oito meses antes das eleições nacionais.

Liderados por Roland Koch, aliado de Merkel, a União Democrata-Cristã (CDU) conseguiu 37,4 por cento dos votos, um pouco acima dos 36,8 por cento da votação obtida há um ano, apontam resultados preliminares.

O resultado garante um número suficiente de cadeiras no Parlamento de Hesse, Estado da capital financeira Frankfurt, para formar uma coalizão com seus aliados preferidos, o Partido Liberal (FDP).

"Está claro que CDU e FDP têm votos suficientes para formar a coalizão em Hesse e neste sentido enviar um sinal aos eleitores nacionalmente", disse Hajo Funke, cientista político da Universidade Livre de Berlim.

Com a maior economia da Europa enfrentando uma profunda recessão, assuntos econômicos são de grande importância para os eleitores alemães. A votação em Hesse é um teste de como eles respondem à crise financeira.

O desemprego aumentou em dezembro pela primeira vez em cerca de três anos e fabricantes alemães estão enfrentando o pior período em décadas.

O partido de centro-esquerda SPD (Partido Social-Democrata) teve um dos piores resultados na votação, com 23,5 por cento. Há um ano, o SPD conquistou 36,7 por cento. A eleição no Estado no último ano não deu ao CDU ou ao SPD -- os maiores partidos alemães -- um número de cadeiras suficiente para formar um governo, o que tornou a nova eleição necessária.

Merkel vai enfrentar o ministro das Relações Exteriores (SPD), Frank-Walter Steinmeier, em uma eleição federal em 27 de setembro. O resultado de Hesse dá aos conservadores vantagens no que vem sendo chamado de o "ano da super eleição" na Alemanha.

Eleitores aparentemente puniram o SPD porque o líder regional em Hesse tentou, após o empate na eleição do ano passado, tomar o poder com a ajuda de aliados.

O resultado mostra, no entanto, que Merkel tem uma dura batalha pela frente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]