• Carregando...

PORTO PRÍNCIPE - A eleição presidencial no Haiti foi realizada com problemas nesta terça-feira, depois de diversos atrasos e com milhares de pessoas esperando para votar diante de postos fechados. As autoridades disseram que a contagem dos votos deve levar três dias.

Em um grande centro de votação do lado de fora da favela Cité Soleil, ao menos 5.000 pessoas aguardavam, mas não havia cédulas ou outros materiais de votação uma hora depois do horário marcado para a abertura das urnas, às 6h (9h, horário de Brasília).

Pelo menos sete outros postos de votação na capital, Porto Príncipe, estavam fechados, mas uma autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que alguns foram abertos.

Milhares de moradores de Cité Soleil tiveram que deixar a favela para votar, muitos determinados a reconduzir ao poder o ex-presidente René Préval, protegido de Jean-Bertrand Aristide.

A eleição é a primeira no Haiti desde que Aristide foi deposto dois anos atrás e poderá se mostrar problemática para a política americana na região. Washington pressionou Aristide a deixar o poder em 2004.

- Eles não querem nos deixar votar. Eles não querem que Préval vença. Mas estamos aqui e vamos votar - disse Marie Saint Louis, que esperava para entrar no centro de votação perto de Cité Soleil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]