• Carregando...
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, discursa durante uma manifestação pró-governo, em Caracas | CARLOS BECERRA/
AFP
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, discursa durante uma manifestação pró-governo, em Caracas| Foto: CARLOS BECERRA/ AFP

O ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirmou nesta quinta-feira (1º) que o governo chegou a um acordo com vários partidos de oposição para adiar a eleição presidencial em um mês. Rodríguez fez o anúncio após assinar um acordo hoje com representantes de vários partidos que romperam com a principal coalizão oposicionista, que decidiu boicotar a eleição de 22 de abril por considerá-la ilegal. O evento aconteceu na sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Caracas.

As eleições legislativas, que estavam marcadas para dezembro de 2020 e serão antecipadas em dois anos, vão ocorrer na mesma data conforme acordo entre o governo e a oposição.

A votação presidencial, na qual o ditador Nicolás Maduro tentará a reeleição, já havia sofrido mudanças no calendário, com antecipação de dezembro para abril.

A coalizão oposicionista prometeu boicotar a eleição, a menos que o governo tome medidas para garantir uma disputa justa. Uma exigência era o adiamento da disputa, o que daria aos partidos mais tempo para se preparar.  

O prazo para a inscrição de candidaturas termina hoje (1º).

Leia mais

Rodríguez não deu uma data precisa, mas disse que a disputa eleitoral ocorreria na segunda metade de maio e coincidiria com as eleições legislativas locais e estaduais pelo país.

O governo e os partidos também concordaram em sugerir à Organização das Nações Unidas (ONU) que acompanhe todas as fases do processo eleitoral no país. Além disso, está prevista uma reinstalação dos centros de votação.

Leia mais

Até o momento, já apresentaram candidatura à presidência o ex-chavista Henri Falcón, o pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijada. 

Os Estados Unidos, a União Europeia e vários países da América Latina afirmaram que não reconhecerão o pleito venezuelano devido às condições da disputa.

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]