• Carregando...

A rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, encerraram nesta quarta-feira, na Ilha de Wight e no Parque Nacional de New Forest (sul da Inglaterra), a viagem pelo Reino Unido que celebra seus 60 anos no trono, o chamado Jubileu de Diamante.

A comitiva real, que era acompanhada por uma pequena frota de veleiros, chegou nesta manhã à cidade portuária de Cowes a bordo de um iate. No local, o casal real foi recebido com uma salva de 21 tiros de canhão, enquanto milhares de pessoas agitavam bandeiras do Reino Unido.

Já em terra, a soberana, de 85 anos, e seu marido foram recebidos pelas autoridades da Ilha de Wight, que os conduziram para um passeio a pé pela baía, entre aplausos, flashes e saudações.

Usando um vestido e chapéu de cor pêssego, Elizabeth II inaugurou uma placa comemorativa de seu Jubileu de Diamante e visitou várias organizações beneficentes que cuidam de jovens e doentes com câncer.

Após a caminhada, o casal real partiu de helicóptero direto ao Parque Nacional de New Forest, em Hampshire, onde concluirá a viagem que começou no início de março, em Leicester, e passou por todos os cantos do país.

Ao lado da rainha durante todo percurso, o príncipe Philip, de 91 anos, parecia estar totalmente recuperado da infecção de bexiga que deixou o monarca cinco dias internado. Por conta dessa hospitalização, Philip chegou a ficar de fora de alguns eventos oficiais do Jubileu, como o show no Palácio de Buckingham e o passeio de carruagem.

Um dos momentos mais marcantes dessa viagem ocorreu quando a rainha Elizabeth passou pelas cidades norte-irlandesas de Belfast e Enniskillen, palco de um dos atentados mais sangrentos do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA).

Na capital da Irlanda do Norte, a monarca e o ex-comandante do IRA e "número dois" do Sinn Féin, Martin McGuinness, selaram a paz com um histórico apertão de mãos. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]