• Carregando...
Elon Musk em 2023
Desde que comprou o Twitter e trocou seu nome para X, Elon Musk prometeu que pessoas que foram injustamente silenciadas por opiniões postadas na plataforma teriam suas despesas de defesa pagas pela rede social.| Foto: EFE/EPA/ANGELO CARCONI

Elon Musk e sua rede social X pagarão pela defesa da médica canadense Kulvinder Kaur Gill contra “os esforços apoiados pelo governo de cancelar a sua liberdade de expressão”, anunciou a plataforma neste domingo (24). A iniciativa faz parte da promessa do bilionário de ajudar quem foi injustamente perseguido por expressões postadas na rede social, que é o antigo Twitter.

Gill exerce a profissão nas áreas de imunologia e pediatria. Ela se manifestou publicamente no Twitter durante a pandemia contra o governo federal canadense e da província de Ontário pela imposição de lockdown e de vacinas obrigatórias da Covid-19. A nota oficial do X diz que ela foi “assediada pela imprensa tradicional, censurada pela administração anterior do Twitter e submetida a investigações e processos disciplinares pelo Conselho de Médicos e Cirurgiões de Ontário”, o que teria resultado em “advertências” públicas sobre sua atuação como profissional.

A nota conta que a batalha legal custou para ela todas as suas economias, impondo-lhe uma dívida equivalente a R$ 1,1 milhão (300 mil dólares canadenses) com a Justiça. Com a ajuda de outras figuras heterodoxas da pandemia como Jay Battacharya, professor de medicina de Stanford e um dos autores da Declaração de Great Barrington (que defendia política focada em grupos vulneráveis à doença em vez de medidas autoritárias), a pediatra já tinha conseguido arrecadar 63% da dívida em um site de “vaquinha”. Musk e a empresa completarão o restante da meta.

“A liberdade de expressão é a pedra de fundação da democracia e uma defesa crítica contra o totalitarismo em todas as suas formas”, declarou o X. “Devemos fazer o que pudermos para protegê-la, e no X sempre lutaremos para proteger o seu direito de falar livremente”.

Kulvinder Gill informou em sua conta na rede social que foi contatada pela plataforma. “Elon firmou o compromisso de ajudar na minha apelação contra as três advertências do Conselho por causa dos meus tweets de 2020 em oposição aos lockdowns, até o fim”, detalhou a médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]