• Carregando...

Teer㠖 Em um gesto inesperado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enviou ontem uma carta ao presidente americano, George W. Bush, sugerindo "novas soluções’’ para melhorar as relações entre Teerã e os Estados Unidos, que ganharam um grau de tensão além do normal nos últimos meses devido ao programa nuclear desenvolvido pela república islâmica. Foi o primeiro comunicado conhecido de um líder iraniano a um presidente norte-americano desde o rompimento diplomático entre os dois países, em 1979.

O conteúdo da carta não foi revelado, mas o simples fato de ter sido enviada, no dia em que as seis principais potências nucleares se reuniram em Nova Iorque para discutir as possíveis ações a serem tomadas no âmbito das Nações Unidas em relação às ambições atômicas do Irã, representa um fato político importante.

Ao anunciar o envio da carta, o porta-voz do governo iraniano não mencionou a controvérsia nuclear, afirmando que ela tratava de forma geral das divergências entre os dois países. Entre essas divergências, está o golpe de 1953, apoiado pelos EUA, que derrubou o presidente Mohammed Mossadegh.

O gesto de Ahmadinejad, que passou as últimas semanas fazendo declarações desafiadoras aos Estados Unidos, foi visto por observadores internacionais como uma tentativa de dividir ainda mais o Conselho de Segurança da ONU. Uma proposta de resolução prevendo a possibilidade de sanções, apresentada na semana passada por EUA, Reino Unido e França, tem sido abertamente rejeitada por Rússia e China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]