• Carregando...

Forças de segurança oficiais e rebeldes islâmicos se envolveram em um tiroteio hoje na capital do Mali, Bamaco. Segundo testemunhas, diversas pessoas ficaram feridas em um ataque de soldados de diferentes corpos do Exército malinense a um acampamento de "boinas vermelhas", próximos do ex-presidente Amadou Toumani Touré, derrubado em março de 2012. Uma nuvem de fumaça foi vista saindo do acampamento.

Desde março do ano passado, quando houve um golpe militar, o Mali sofreu uma ocupação de tuaregues e rebeldes islâmicos, no norte. Os paramilitares apoiadores de Touré se alinharam a esses grupos, na maioria.

O enfrentamento aconteceu enquanto tropas francesas e canadenses perseguem rebeldes no norte, naquela que é a segunda fase da operação militar contra os rebeldes, considerados aliados da rede terrorista Al Qaeda.

Mais cedo, em Gao, uma cidade que foi recentemente libertada dos rebeldes islâmicos, um suicida se explodiu a bordo de uma moto, ferindo um soldado malinense. Foi o primeiro caso de ataque a bomba suicida, desde o início da operação liderada por Paris.

O suicídio também ocorre um dia após o porta-voz de um grupo islamita do norte do Mali, o Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (Muyao), fazer declaração reivindicando a instalação de minas, ataques a comboios militares e a utilização de terroristas suicidas nesta região.

Gao, a maior cidade do norte do Mali, foi arrebatada no dia 26 de janeiro pelo Exército francês e do Mali das mãos dos grupos islamitas armados, incluindo o Muyao, que a ocuparam durante meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]