• Carregando...

Díli – Os timorenses com direito a voto comparecerão hoje às urnas para escolher o segundo presidente desta jovem república, que nasceu em 2002, em meio a um clima de insegurança.

Na noite de sábado, a juíza brasileira Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres foi ferida durante um assalto (leia texto ao lado).

Os enfrentamentos entre os seguidores dos oito candidatos que aspiram à chefia do Estado mais pobre da Ásia, as brigas entre membros de escolas de artes marciais e a rebeldia do ex-comandante Alfredo Reinado ameaçam a normalidade desejada pelas autoridades para a jornada eleitoral.

ONU

Tanto o governo como a Missão Integrada no Timor-Leste (Unmit, sigla em inglês), criada pela ONU em agosto do ano passado para ajudar os timorenses a restabelecer a ordem, diminuíram a importância da violência presenciada durante a campanha eleitoral. "Foram realizados 128 comícios e atos eleitorais desde 23 de março e, em um sentido, estou contente que só 15 deles, um pouquinho mais de 10%, foram alterados por fatos violentos", indicou a porta-voz da Unmit, Allison Cooper, durante uma entrevista coletiva em Díli esta semana. "Portanto, em geral, 90% dos atos da campanha foram isentos de violência", resumiu Cooper, que, no entanto, admitiu a seriedade dos incidentes que "atingiram praticamente todos os adversários em um momento ou em outro", para logo após afirmar que "nenhum dos distúrbios foi extremamente sério e nenhum interrompeu a campanha".

As persistentes brigas entre as escolas de artes marciais, que em maio completarão um ano desde sua aparição, também contribuem para prejudicar a atmosfera deste pleito, que contará com a participação de 522.933 eleitores – 51% de homens e 49% de mulheres. Um timorense de 27 anos morreu no dia 2 de abril durante o ataque que membros da escola Sete-Sete (77) lançaram em Díli contra estudantes do centro Persaudaraan Setia Hati Teratai (PSHT).

A Unmit não relacionou esta violência às eleições, mas em várias ocasiões expressou seu convencimento de que as lutas entre as escolas de artes marciais não são espontâneas, e sim organizadas.

Um total de 504 centros eleitorais abriu suas portas às 7 h (18 h de domingo, em Brasília) e os trabalhos serão encerrados às 16 h (3 h de segunda-feira, em Brasília). Liderados pela União Européia (UE), 180 observadores internacionais e cerca de 1.900 nacionais supervisionarão a votação, cujo resultado oficial está previsto para ser anunciado no final da próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]