• Carregando...

      Cabul - Autoridades eleitorais do Afega­­nistão anunciaram ontem que o presidente do país, Hamid Karzai, venceu a eleição de 20 de agosto com 54,6% dos votos. No entanto, a ratificação do resultado ainda depende da conclusão das investigações sobre denúncias de fraude.

      O principal concorrente de Karzai, o ex-ministro do Exterior Abdullah Abdullah, recebeu 27,8% dos votos. A participação dos eleitores ficou em torno de 38%, bem abaixo dos 70% registrados na primeira eleição presidencial direta no país, realizada em 2004.

      Os números foram divulgados horas depois de uma missão de observação eleitoral da União Europeia ter afirmado que 1,5 milhão de votos – ou cerca de 27% de um total de 5,6 milhões – são suspeitos de fraude. Dos que têm indício de irregularidades, 1,1 milhão foram dados a Karzai, 300 mil para Abdullah e 92 mil para o candidato Ramazan Bashardost.

      "Todos esses votos deveriam ser postos em quarentena e investigados’’, afirmou ontem Dimitra Ioannou, chefe-adjunta do grupo europeu.

      A equipe de campanha do presidente Karzai qualificou as declarações dos observadores europeus de "irresponsáveis’’, e disse que apenas a Comissão Eleitoral de Apelações (CEA) – órgão apoiado pela ONU e responsável por ratificar os resultados do pleito – tem o poder de detectar fraudes. "Es­­peramos que, quando o resultado certificado for anunciado, tenhamos vencido no primeiro turno’’, disse Waheed Omar, porta-voz da equipe.

      Já o porta-voz da campanha de Abdullah, Sayed Fazel Sancharaki, disse que os resultados divulgados ontem "não têm nenhuma importância’’, já que as investigações de fraude prosseguem.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]