• Carregando...
Presidente da Ucrânia se encontrou em Lviv com António Guterres, em reunião que também teve participação do líder turco Recep Erdogan
Presidente da Ucrânia se encontrou em Lviv com António Guterres, em reunião que também teve participação do líder turco Recep Erdogan| Foto: EFE/EPA/Presidência da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu nesta quinta-feira (18) ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que a organização garanta a desmilitarização da usina nuclear de Zaporizhzhia, sob o controle de tropas russas, a fim de evitar que uma catástrofe aconteça no local.

Zelensky afirmou que o “terror deliberado” das tropas russas nas instalações “pode ​​ter consequências globais catastróficas para todo o mundo”, comunicou o gabinete do presidente ucraniano após a reunião realizada em Lviv, no oeste da Ucrânia.

Além disso, Zelensky disse que a ONU “deve garantir a segurança daquele local estratégico, sua desmilitarização e a completa libertação das tropas russas”.

O presidente ucraniano realizou uma reunião em Lviv com Guterres e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, com quem discutiu, entre outros assuntos, a situação do transporte de grãos da Ucrânia, desbloqueado após um acordo recentemente alcançado em Istambul.

“Concordamos em continuar a coordenação na implementação da iniciativa de grãos”, disse Zelensky a esse respeito.

“Também discutimos as possíveis direções de seu desenvolvimento, a questão da deportação forçada e ilegal de ucranianos e a libertação de nossos militares e médicos”, acrescentou o presidente ucraniano.

O encontro entre Zelensky, Guterres e Erdogan foi realizado no Palácio Potocki, em Lviv, onde o presidente turco chegou em um voo de Ancara com escala na cidade polonesa de Rzeszow, a cerca de 80 quilômetros da fronteira ucraniana.

Guterres chegou à Ucrânia na quarta-feira e na sexta planeja visitar Odesa e seu porto, que está sendo usado para a exportação de grãos ucranianos como parte do acordo promovido pela ONU e pela Turquia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]