• Carregando...
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (sentados), e ministros da Turquia e da Ucrânia na assinatura do acordo, em Istambul
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (sentados), e ministros da Turquia e da Ucrânia na assinatura do acordo, em Istambul| Foto: EFE/EPA/SEDAT SUNA

Ucrânia e Rússia assinaram nesta sexta-feira (22) um acordo em Istambul - supervisionado pela Turquia e pelas Nações Unidas - para a exportação de grãos ucranianos através de um corredor marítimo, o que deverá aliviar a crise alimentar global causada pelo bloqueio naval russo aos portos do país vizinho no Mar Negro.

O acordo permitirá aos navios de carga exportar a partir de três portos ucranianos - Odesa, Pivdennyi e Chornomorsk - cerca de 22 milhões de toneladas de trigo, milho e outros grãos armazenados em silos.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu e o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, assinaram o acordo de Istambul, embora nunca tenham se sentado à mesma mesa ao mesmo tempo. O pacto foi intermediado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo criou um Centro Conjunto de Coordenação para verificar a implementação do acordo, que prevê inspeções da ONU e da Turquia em navios que entram e saem do mar Negro, em resposta aos temores russos de que os navios possam estar carregando armas para a Ucrânia.

Ainda serão necessárias “algumas semanas” para implementar o acordo, disse uma fonte sênior da ONU sobre o conteúdo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]