• Carregando...
Os chanceleres do Reino Unido, David Cameron, e da Argentina, Diana Mondino, durante encontro nesta quarta-feira (21)
Os chanceleres do Reino Unido, David Cameron, e da Argentina, Diana Mondino, durante encontro nesta quarta-feira (21)| Foto: Reprodução/X/Perfil de Diana Mondino

A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se reuniu nesta quarta-feira (21) com o chanceler britânico, David Cameron, durante o encontro dos ministros da área dos países do G20 no Rio de Janeiro.

Segundo uma nota do ministério argentino, Mondino expressou insatisfação com Cameron pela visita que ele fez às Ilhas Malvinas na segunda-feira (19). O arquipélago sul-americano, sobre o qual o Reino Unido tem soberania, motivou uma guerra entre os dois países em 1982.

“A chanceler Mondino expressou descontentamento com suas declarações [de Cameron] e sua visita às Ilhas Malvinas, após o qual reafirmou os direitos de soberania da República Argentina na questão das Ilhas Malvinas e reiterou a disposição do seu país de resolver a disputa de acordo com o mandato da comunidade internacional”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina no texto.

A situação das Malvinas já havia sido discutida por representantes dos dois governos no Fórum de Davos, em janeiro. Antes da divulgação do comunicado sobre a reunião com Cameron nesta quarta-feira, Mondino havia feito uma brincadeira, postando no X uma foto do encontro com a mensagem: “Colocando as coisas no seu devido lugar”.

Também em comunicado, o gabinete de Cameron afirmou que a reunião dele com a chanceler argentina foi “positiva” e abordou as conversas sobre as Malvinas.

“Sobre as Ilhas Malvinas, o ministro das Relações Exteriores reiterou o apoio contínuo do Reino Unido ao direito à autodeterminação dos habitantes das Ilhas Malvinas. Contudo, [os dois ministros] observaram que isto não impediria a cooperação em áreas que seriam mutuamente benéficas”, apontou.

Em um referendo realizado em 2013 com habitantes das Malvinas, 99,8% dos moradores do arquipélago disseram que preferiam que este mantivesse o status de território ultramarino britânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]