• Carregando...

A visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, no próximo dia 23, deverá ser alvo de críticas do presidente de Israel, Shimon Peres, que chega a Brasília na próxima semana, para uma visita de cinco dias. O embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, disse Agência Brasil que a presença do iraniano é observada com preocupação e defendeu uma advertência internacional contra o programa nuclear do Irã.

Vemos a visita de Ahmadinejad com reservas. Isso não vai ajudar o processo de paz no Oriente Médio, nem o esforço internacional contra o seu programa nuclear militar. Estamos preocupados com essa visita. Uma das coisas que o presidente Peres vai dialogar [com o presidente Lula] é o assunto do Irã e como o mundo deve enfrentar esse esforço iraniano", disse Becher.

Os negociadores brasileiros afirmam que o governo do presidente Lula é favorável ao programa nuclear para fins pacíficos. A visita do presidente do Irã é tratada como parte da ampliação das articulações internacionais.

Estamos muito preocupados com o avanço do programa nuclear do Irã. É uma ameaça não só ao Estado de Israel, mas ao Oriente Médio. É um assunto da comunidade internacional: todos têm de fazer tudo para pressionar o Irã a mudar seu programa nuclear militar, afirmou o embaixador.

O governo de Israel tem uma série de restrições a Ahmadinejad, por ele ter negado o holocausto (execução em massa de judeus e de outras minorias durante o nazismo), e também o acusa de incentivar ações antissemitas. Segundo Becher, o presidente iraniano não é bem-vindo em vários países, tendo visitado apenas alguns deles, como o Sudão e a Venezuela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]