• Carregando...
Francisco reza em frente ao túmulo de Celestino V, que renunciou ao posto em 1294 depois de apenas cinco meses de pontificado
Francisco reza em frente ao túmulo de Celestino V, que renunciou ao posto em 1294 depois de apenas cinco meses de pontificado| Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA

Em visita a L'Aquila, cidade na região central da Itália que foi atingida por um forte terremoto em 2009, o papa Francisco elogiou neste domingo (28) a “humildade” do papa Celestino V, que está sepultado no município e que renunciou ao posto em 1294 depois de apenas cinco meses de pontificado para retornar à vida de eremita.

Segundo as agências internacionais, Francisco rezou em silêncio diante do túmulo de Celestino V e depois afirmou: “Aos olhos dos homens, os humildes são vistos como fracos e perdedores, mas, na realidade, são os verdadeiros vencedores porque são os únicos que confiam completamente no Senhor e conhecem sua vontade”.

“A humildade não consiste em se desvalorizar, mas naquele realismo saudável que nos faz reconhecer nosso potencial e também nossa miséria”, acrescentou Francisco, que afirmou que Celestino V, que foi criticado por Dante em “A Divina Comédia” por sua renúncia, foi “corajoso” e que “nenhuma lógica de poder foi capaz de aprisioná-lo ou mandar nele”.

As declarações do papa aumentam as especulações sobre uma possível renúncia, já que Francisco, de 85 anos, vem sofrendo com problemas de locomoção e tem aparecido publicamente em cadeira de rodas ou usando bengala.

Numa entrevista à agência Reuters no mês passado, o papa descartou a ideia “por enquanto”, deixando em aberto a possibilidade para o futuro.

Francisco nomeou no sábado (27) vinte novos cardeais em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no primeiro consistório que acontece em meados de agosto e que, como os anteriores, concede ao colégio dos cardeais uma maior representação de todas as igrejas.

O papa se reunirá com os novos cardeais entre segunda e terça-feira para refletir sobre a nova Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”, que reforma a organização da Cúria, a administração da Igreja Católica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]