• Carregando...

O furacão Emily se fortaleceu nesta segunda-feira em sua passagem pelo golfo do México rumo à fronteira costeira com os EUA, e seus ventos alcançam já os 145 quilômetros por hora. O Centro Nacional de Furacões dos EUA, com sede em Miami, informou em seu último boletim de 23h (meia-noite de terça-feira em Brasília) que o Emily se deslocava pelas águas mornas do golfo do México em direção ao oeste-noroeste a 28 quilômetros por hora.

O centro do furacão se encontrava às 3h GMT (meia-noite em Brasília) perto da latitude de 22,9 gruas norte e longitude de 92,1 graus Oeste, a 590 quilômetros a Leste de La Pesca (México) e a 640 quilômetros a sudeste de Brownsville, no Texas, disse o Centro Nacional de Furacões em um comunicado.

Os meteorologistas do CNH deram um aviso de furacão (passagem antes de 24 horas) para a costa nordeste do México, desde o Sul de sua fronteira com os EUA no golfo até La Cruz. Eles acrescentaram que o olho do ciclone supostamente tocará a costa nordeste do México na tarde de terça-feira e adverte sobre fortes ondas nas áreas costeiras nessa região, acompanhadas por chuvas torrenciais.

O Emily provocou ao menos oito mortos no Caribe e em sua passagem pela península mexicana de Yucatan havia baixado sua intensidade da categoria quatro para um (entre 119 e 153 quilômetros por hora) na escala Saffir Simpson de cinco graus. Cinco das mortes aconteceram na Jamaica, uma na ilha de Granada e outras duas na queda de um helicóptero no México durante os trabalhos de retirada das plataformas petrolíferas marinhas no sábado.

Autoridades do estado mexicano de Tamaulipas, na fronteira com o Texas, realizaram a evacuação de três municípios diante da chegada de Emily. Emitiram também vigilância de furacão para a costa sobre o Golfo do México do norte de Veracruz e para todo o estado de Tamaulipas até a baía de Baffim, no sul do Texas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]