• Carregando...

O candidato da direita à Presidência da Guatemala, Manuel Baldizón, retirou-se do processo eleitoral após denunciar a fraude nas eleições de 6 de setembro, nas quais disputava com a ex-primeira-dama Sandra Torres a ida ao segundo turno para enfrentar o primeiro colocado, o comediante Jimmy Morales.

“Baldizón recusa-se a participar da segunda rodada. É uma eleição muito pouco transparente, denunciou-se fraude eleitoral, não vamos esperar pelos resultados. Acreditamos que esteja havendo uma manipulação fora de toda ordem e de todo contexto”, disse Fidel de León, porta-voz do partido Liberdade Democrática Renovada (Lider), pelo qual Baldizón concorria.

“Hoje saio do partido e o deixo nas mãos de seus líderes”, disse o candidato a rádio Sonora, após reunião com executivos do partido, dizendo que voltará a se dedicar aos negócios e à família.

Sem resultados

Uma semana após as eleições gerais, que deram o primeiro lugar ao comediante direitista Jimmy Morales, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) ainda não conseguiu apresentar os resultados porque algumas cédulas foram destruídas no dia da eleição.

Até agora, 99,09% dos votos já foram contabilizados eletronicamente. Morales, do partido FCN-Nação, obteve 23,85% dos votos. Torres, da social-democrata Unidade Nacional da Esperança (UNE), alcançou 19,76%. Baldizón tem 19,64%.

A diferença entre Sandra Torres e Baldizón é de 5.958 votos.

“Não esperaremos a contagem final dos votos. É uma vergonha nacional, um longo atraso não se viu nem mesmo no tempo em que não havia computadores”, disse De León.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]