A Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela aprovou ontem uma reforma na legislação bancária, proposta pelo Executivo, que proíbe aos proprietários de meios de comunicação ter alguma participação acionária nas instituições financeiras do país.
O presidente da Comissão de Finanças do Parlamento, Ricardo Sanguino, explicou ao canal de televisão estatal VTV, que a proibição "foi estabelecida para evitar o que aconteceu com o Banco Federal, que roubou seus clientes (...) e cujos donos eram também acionistas do canal Globovisión, através do qual louvavam seu banco e atacavam a concorrência".
O Banco Federal, que será liquidado pelo governo depois de ter sido fechado em junho por supostas irregularidades, é propriedade do empresário Nelson Mezerhane, também um dos principais acionistas da Globovisión, a rede de televisão mais crítica com o governo do presidente Hugo Chávez.
A Assembleia Nacional, unicameral, é dominada pelo chavismo, com apenas um pequeno grupo de opositores.



