Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inundações

Enchentes na Tailândia deixam 297 mortos desde julho

Bangcoc está em alerta pelo perigo de que as maiores enchentes dos últimos 50 anos transbordem os diques de contenção que protegem a capital

Vista aérea da região de Bangcoc, que está em estado de alerta | Reuters
Vista aérea da região de Bangcoc, que está em estado de alerta (Foto: Reuters)

Pelo menos 297 pessoas morreram e duas estão desaparecidas devido às inundações que atingem desde julho passado o centro e norte da Tailândia, indicaram neste sábado fontes oficiais.

O Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres do país assinalou que a acumulação de água das chuvas de monção afeta 24 províncias, com mais de 2,3 milhões de desabrigados, informa o jornal "Bangcoc Post".

Bangcoc está em alerta pelo perigo de que as maiores enchentes dos últimos 50 anos transbordem os diques de contenção que protegem a capital.

A primeira-ministra Yingluck Shinawatra afirmou que o centro da cidade está a salvo e acrescentou que seu Governo está fazendo o máximo possível para atenuar os danos no resto do país.

"Devemos proteger as áreas de importância econômica incluindo Bangcoc, o aeroporto de Suvarnabhumi, as áreas industriais e os abrigos públicos", disse à rádio local a chefe do Governo, que lidera um gabinete de crise.

Cerca de 110 mil pessoas se encontram em abrigos devido às enchentes, que afetaram diversas cidades, comprometeram plantações de arroz e prejudicaram distritos industriais nas regiões centrais e setentrionais do país.

As ilhas Samui, Krabi e Phuket, importantes destinos turísticos tailandeses, não foram afetadas pelas inundações, e seus aeroportos estão em funcionamento.

A Tailândia sofre anualmente graves enchentes e deslizamentos de terra, resultado do período chuvoso no país, que começa no final de maio ou em junho e se prolonga até outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.