• Carregando...

Inundações recordes atingiram a região central e norte da Namíbia, matando mais de 60 pessoas na semana passada e gerando milhões de dólares de prejuízo às estradas, pontes e agricultura, disseram autoridades nesta segunda-feira.

"Mais de 20 mil pessoas foram desalojadas", disse o chefe do governo para desastres, Japhet Iitenge, acrescentando que helicópteros, barcos e veículos de quatro rodas foram mobilizados para retirar comunidades e distribuir ajuda de emergência.

"Ainda estamos aguardando as informações sobre os danos."

O país do sudoeste africano, de pouca densidade populacional, sofreu sua pior inundação anteriormente em 2009. O Banco Mundial estimou prejuízo de 620 milhões de dólares na época, quase 10% do produto interno bruto do país.

"Nós melhoramos muito a infraestrutura desde então, portanto o dano às estradas e pontes é menor, mas as perdas às propriedades privadas e ao setor agrícola podem ser significativos", disse Iitenge.

Segundo o serviço meteorológico, o nível da água no norte do país, próximo à fronteira com Angola, subiria novamente.

"Nós medimos um aumento de oito centímetros no final de semana, indicando que outra enchente está à caminho", disse Guido van Langenhove, chefe de Hidrologia do Departamento de Água.

"No entanto, os níveis da água nas partes central e sul da área afetada estão diminuindo rapidamente. Isso significa que se não houver retenção da chuva de forma muito intensa nas próximas duas semanas, não teremos um novo recorde de inundação."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]