• Carregando...
Familiar se desespera no aeroporto de Jayapura ao saber da tragédia com o avião. | Antara Foto/Reuters
Familiar se desespera no aeroporto de Jayapura ao saber da tragédia com o avião.| Foto: Antara Foto/Reuters

Equipes de resgate encontraram nesta terça-feira (18) os corpos de 38 das 54 pessoas que estavam a bordo do avião que caiu no domingo (16) em uma remota região montanhosa da Indonésia, informou a imprensa local. “Até o momento encontramos 38 corpos, 37 adultos e uma criança”, disse Lanud Soelistyo, chefe da Basarnas, a agência nacional de resgates, segundo o portal Detik.

Equipe de resgate encontra caixa-preta

Equipes de resgate da Indonésia encontraram a caixa-preta do avião da Trigana Air que caiu em uma área remota de montanhas no interior do país e resultou na morte das 54 pessoas que estavam a bordo, disse nesta terça-feira (18) o Ministério dos Transportes.

“À 1h40 do horário local a caixa-preta do Trigana Air foi encontrada”, disse à Reuters o porta-voz do Ministério dos Transportes Julius Arivada Barata.

Mais cedo, a Agência Nacional de Buscas e Resgate afirmou que o ATR-42-300 provavelmente atingiu o pico de uma montanha no domingo, antes de cair na região montanhosa de Bintang.

ATR é uma joint venture entre Airbus e Alenia Aermacchi, uma subsidiária da empresa italiana Finmeccanica

As autoridades acrescentaram que preparam o transporte dos corpos a Jayapura, capital da província de Papua, e local de onde decolou o avião antes de cair pouco depois em uma área de selva perto de seu destino, Oksibil, no centro da ilha de Nova Guiné.

O avião turboélice carregava 6,5 bilhões de rupias indonésias (R$ 1,63 milhão) que seriam usados pelo governo do país para pagar um auxílio combustível a famílias pobres.

O ATR 42-300 da Air Trigana voava de Jayapura, na província da Papua, para Oksibil com 54 pessoas a bordo quando perdeu contato com a torre de controle. Os destroços foram encontrados em uma montanha da região.

Segundo o chefe dos correios em Jayapura, Franciscus Haryono, quatro funcionários carregavam malotes com a verba do Ministério de Assuntos Sociais para amenizar os efeitos da alta dos combustíveis no país.

O dinheiro seria entregue a famílias pobres de oito distritos de Oksibil. Os funcionários dos correios viajavam junto com os outros 45 passageiros da aeronave, que tinha quatro tripulantes. Não há informações sobre sobreviventes.

A queda do avião ocorreu com o tempo era ruim na região. O porta-voz do Ministério dos Transportes, Julius Barata, disse que não há indicação de que os pilotos tenham feito um chamado de emergência. Os destroços da aeronave foram encontrados na encosta de uma montanha a 12 km de Oksibil.

Segundo a companhia aérea, todos os passageiros são indonésios. As autoridades fizeram um centro de apoio para as famílias das vítimas ao lado do aeroporto de Jayapura.

Este é o terceiro acidente aéreo em um ano na Indonésia. Em 30 de junho, um Hércules C-130 da Força Aérea do país caiu em um bairro populoso logo depois de decolar do aeroporto de Medan, na ilha de Sumatra.

As 121 pessoas a bordo e 22 pessoas em terra morreram. Seis meses antes, um Airbus A320 da AirAsia caiu no mar de Java enquanto ia de Surabaya a Cingapura. Todas as 162 pessoas a bordo morreram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]