• Carregando...

Mediadores da crise no Oriente Médio encontraram-se na terça-feira para conversas que podem levar à indicação de Tony Blair para o posto de enviado do grupo para tentar retomar perspectivas de paz na região, após o Hamas ter tomado o controle da Faixa de Gaza.

Blair deixa o cargo de primeiro-ministro britânico na quarta-feira.

Diplomatas próximos ao chamado Quarteto - grupo que inclui Estados Unidos, União Européia (UE), Organização das Nações Unidas (ONU) e Rússia - disseram que Blair provavelmente vai ser nomeado para o cargo em breve.

Representantes do Quarteto, que se reúnem no consulado dos EUA em Jerusalém, finalizam os detalhes sobre o papel do novo enviado.

Washington confirmou que o grupo discutia a indicação de um enviado para ajudar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a construir instituições de um futuro Estado e a conduzir reformas políticas e econômicas. A facção Fatah de Abbas foi derrotada pelo Hamas em Gaza e ele criou um governo de emergência na Cisjordânia.

Alguns diplomatas europeus questionam a capacidade de Blair de angariar apoio palestino e árabe devido à sua atuação na guerra do Iraque e à sua relação próxima com o presidente norte-americano, George W. Bush.

Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, apoiariam o nome de Blair, disseram assessores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]