• Carregando...

Vários combatentes morreram neste sábado na região de Hiran (centro da Somália) em enfrentamentos entre militantes do grupo radical islâmico Al Shabab e soldados do Exército somali apoiados por soldados da União Africana (UA), informou o portal de notícias somali Shabelle.

Os choques ocorreram após a emboscada realizada pelo Al Shabab em uma base de soldados somalis e da UA nos arredores da cidade de Buloburte, segundo informou a fonte, que citou testemunhas.

O governo e a missão da UA na Somália não se pronunciaram até agora sobre o incidente, e o número de mortos é incerto.

O Al Shabab, que anunciou em fevereiro de 2012 sua união formal à rede terrorista Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico radical na Somália.

O grupo, que controla amplas zonas do sul e centro da Somália, combate desde 2006 o governo Federal de Transição somali e as tropas da União Africana que o apoiam, e perpetra constantemente ataques contra deputados, dirigentes governamentais, militares, policiais e civis.

A Somália vive em um estado de guerra civil e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem governo efetivo e em mãos de milícias islamitas, senhores da guerra tribais e grupos de delinquentes armados.

Al Shabab alcançou grande notoriedade internacional em setembro, quando assumiu a autoria do ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi, que deixou pelo menos 67 mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]