• Carregando...

Um ex-engenheiro da Boeing foi condenado nesta quinta-feira (16) por ter transmitido segredos tecnológicos do ônibus espacial para a China.

Ele foi o primeiro a ser julgado desde 1996 com base na lei federal contra o roubo e a venda de segredos industriais para beneficiar governos estrangeiros.

Um juiz federal condenou Dongfan "Greg" Chung, de 73 anos, por conspiração para cometer espionagem econômica, por espionagem econômica para beneficiar país estrangeiro, por atuar como agentea da China e por mentir para o FBI. O julgamento ocorreu em Santa Ana, na Califórnia.

Em seu veredicto por escrito, o juiz Cormac Carney diz que Chung - que é chinês naturalizado americano - trabalhou para o governo chinês por mais de 30 anos.

O engenheiro, que estava solto após pagar fiança de US$ 250 mil, foi imediatamente preso. Sua sentença deve sair em 9 de novembro, e ele pode pegar uma pena de décadas de prisão.

Os advogados de defesa argumentaram que Chung apenas liberou informação que já estava sob domínio público.

Chung trabalhou no ônibus espacial desde que foi contratado pela Rockwell International em 1973 e continuou no projeto na Boeing. Ele se aposentou em 2002, voltou à Boeing em 2004 como terceirizado, e continuou trabalhando até ser preso, em setembro de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]