• Carregando...
Peregrinos em Mina para parte do Hajj: o apedrejamento a monumento que simboliza o demônio | AHMAD MASOOD/REUTERS
Peregrinos em Mina para parte do Hajj: o apedrejamento a monumento que simboliza o demônio| Foto: AHMAD MASOOD/REUTERS

O Hajj é um dos rituais mais importantes do Islamismo. É uma série de ações nos arredores da cidade santa de Meca, na Arábia Saudita, que todo muçulmano deve fazer ao menos uma vez na vida, segundo os preceitos da religião -- a não ser que as condições de saúde ou financeiras do fiel não permitam.

Tumulto deixa centenas de mortos em peregrinação na Arábia Saudita

Pelo menos 863 peregrinos morreram esmagados nesta quinta-feira (24) em Mina, nos arredores da cidade sagrada muçulmana de Meca, onde cerca de 2 milhões de pessoas realizam a peregrinação anual do Hajj, disseram as autoridades sauditas.

Leia a matéria completa

Todos os anos, cerca de 2 milhões de muçulmanos do mundo todo chegam à cidade para realizar o ato. Ele sempre ocorre entre o oitavo e 12º dias do último mês do calendário islâmico (em 2015, estas datas correspondem ao período do dia 22 a 26 de setembro).

Primeiro, o muçulmano deve ir à Grande Mesquita de Meca, onde o principal ato é dar sete voltas em torno da Caaba, uma construção em forma de cubo que representa o local mais sagrado para os islâmicos no mundo.

Após as experiências religiosas na Grande Mesquita, os peregrinos se dirigem para Mina, uma cidade a cerca de sete quilômetros de Meca e onde ocorreu a tragédia desta quinta-feira (24). Neste local, eles passam a noite -- tendas são instaladas pelos sauditas para acomodar a multidão de religiosos.

No dia seguinte, os peregrinos seguem para Arafat, uma montanha nos arredores e onde praticam orações. Eles passam a segunda noite em Muzdalifah, um local no caminho entre Arafat e Mina.

No dia seguinte, há o retorno para a cidade de Mina e um dos rituais mais importantes do Hajj: os muçulmanos apedrejam um monumento de pedra que simboliza o demônio. Este apedrejamento será repetido nos dias seguintes.

A rede de notícias árabe “Al-Jazeera” divulgou no Youtube um vídeo que mostra os principais pontos e como é a peregrinação a Meca. Confira:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]