• Carregando...

Cairo e Jerusalém - Os Estados Unidos não exigem de nenhum país árabe que normalize imediatamente suas relações com Israel, mas asseguram que isso acontecerá no decorrer do processo de paz, afirmou ontem George Mitchell, enviado norte-americano para o Oriente Médio.

Mitchell pediu ao governo do Estado judeu que comece a "lidar" com seus assentamentos na Cisjordânia para possibilitar a negociação de um amplo acordo de paz para a região. Os EUA pressionam Israel a suspender a expansão de colônias judaicas em terras reivindicadas pelos palestinos.

No Cairo, Mitchell disse, depois de um encontro com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, que a normalização dos laços diplomáticos entre árabes e israelenses "acontecerá mais adiante, com o andamento do processo".

O enviado americano disse ter planos de reunir-se com líderes árabes com o objetivo de "encorajar ações genuínas na direção da normalização" das relações com Israel. Ele também pediu aos líderes palestinos que "evitam palavras ou ações com potencial para inviabilizar negociações".

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, avisou que "nenhum país árabe dará nenhum passo antes de Israel parar com sua política de construção de assentamentos" judaicos nos territórios palestinos ocupados.

Mitchell participa de uma nova rodada dos esforços de paz dos EUA na região. Antes de ir ao Egito, ele passou por Síria e Israel. Ele retornou ontem a Israel e, a seguir, pretende visitar o Bahrein.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]