• Carregando...

Enviado dos EUA cobra acordo árabe-israelense

Os Estados Unidos não exigem de nenhum país árabe que normalize imediatamente suas relações com Israel, mas asseguram que isso acontecerá no decorrer do processo de paz, afirmou ontem George Mitchell, enviado norte-americano para o Oriente Médio.

Leia a matéria completa

Número de colonos israelenses na Cisjordânia ultrapassa 300 mil

O número de moradores nos assentamentos israelenses na Cisjordânia ultrapassou os 300 mil, segundo um relatório da Administração Civil, ligada ao Exército, publicado ontem pelo jornal "Haaretz".

Leia a matéria completa

Hezbollah ameaça bombardear Tel-Aviv

O líder do Hezbollah disse, em matérias publicadas on­­tem em dois jornais libaneses, que o grupo xiita libanês atingirá a maior cidade de Israel, Tel-Aviv, a partir do Lí­­bano, se o Estado de Israel ata­­car o seu baluarte no sul de Beirute em uma nova guerra.

Leia a matéria completa

Cairo e Jerusalém - Israel reforçou ontem que fará tudo o que acredita ser necessário para evitar que o Irã obtenha uma bomba nuclear, exatamente o tipo de declaração que os Estados Uni­­dos não gostariam de escutar, en­­quanto tentam empurrar novamente o regime de Teerã à mesa de negociações. A declaração foi repetida pelo ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, em coletiva de imprensa ao lado do secretário norte-americano de Defesa, Ro­­bert Gates.

Em Jerusalém, Gates garantiu de novo a Israel que a nova administração do presidente Barack Oba­­ma não é ingênua a respeito das intenções iranianas e que Wa­­shington pressionará por novas e mais duras sanções contra o Irã, se o país não retomar as negociações. Ele não detalhou quais são essas sanções.

Gates também disse que o presidente norte-americano Barack Obama acredita que o Irã voltará às negociações sobre seu programa nuclear e que o prazo dado pe­­la Casa Branca é até o mês de se­­tembro. Segundo Gates, se o go­­verno iraniano não abrir negociações até lá, então os EUA buscarão sanções mais duras contra a república islâmica. O Irã respondeu ontem mesmo e disse que os EUA deveriam pressionar Israel para desmantelar suas instalações nu­­cleares.

Já o ministro Barak usou a curta coletiva de imprensa para insistir três vezes que Israel não descarta nenhuma resposta ao Ir㠖 uma advertência implícita de que consideraria uma ataque militar prévio para evitar que o Irã obtenha armas nucleares.

"Nós acreditamos de maneira completa que nenhuma opção deve ser removida da mesa", disse Barak. "Esta é a nossa política. Nós sabemos o que significa. Reco­­men­­damos a outros que tomem a mesma posição, mas não podemos ditá-la a ninguém", disse Barak.

A questão sobre como lidar com o rápido avanço nuclear do Irã já demonstrou uma clara e pú­­blica diferença entre os novos go­­vernos em Jerusalém e Wa­­shing­­ton.

Fins pacíficos

O Irã afirma que desenvolve seu programa e seus reatores nucleares apenas para obter energia. Os EUA rejeitam o plano nu­­clear iraniano, mas também argumentam com Israel que qualquer ataque a Teerã arruinará a já frágil situação de segurança no Oriente Médio, talvez alimentando uma corrida armamentista nuclear nos países da região.

A visita de Gates a Israel faz parte de uma ofensiva diplomática de funcionários norte-americanos ao país, que além do problema do Irã aborda outro tema de desacordo en­­tre os dois aliados, a expansão dos assentamentos judaicos nos territórios palestinos. Nos dois ca­­sos, a administração de Obama es­­tá tomando uma posição bem mais dura com Israel que as adotadas por George W. Bush.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]