• Carregando...

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu que o envio de 300 observadores do organismo à Síria começará na próxima semana, disse nesta segunda-feira (23) um porta-voz das Nações Unidas à AFP.

Após uma resolução do Conselho de Segurança que autoriza a missão, foi deixada nas mãos de Ban a "avaliação" sobre a segurança dos observadores antes de seu envio.

"A decisão foi tomada" e os observadores começarão a chegar na próxima semana, disse o porta-voz Eduardo del Buey.

"As condições são arriscadas, mas acreditamos que a presença de observadores da ONU mudará a dinâmica política no local", afirmou Ahmad Fawzi, porta-voz do enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, em relação à decisão de iniciar o envio dos observadores.

Del Buey afirmou que se espera que a mobilização dos 30 primeiros observadores "seja concluída no fim de abril" e que "a rápida mobilização do resto dos observadores militares seja uma prioridade" da ONU.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou no dia 14 de abril uma resolução que autoriza o envio à Síria, onde o organismo internacional alega que mais de 9 mil pessoas morreram desde o início, em março do ano passado, de uma revolta contra o presidente Bashar al-Assad.

Uma segunda resolução do Conselho no sábado autorizou o aumento para 300 do número de observadores, embora o regime sírio ainda não tenha cumprido aspectos chave do plano acordado com Annan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]