• Carregando...

Bagdá – O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, disse ontem, em Bagdá, que os comandantes que estão no Iraque estão divididos quanto à possibilidade de se aumentar o número de tropas no Iraque, mas muitos soldados se disseram favoráveis ao envio de reforços. Gates está no Iraque conversando com militares sobre as opções para conter com a violência na região, enquanto o presidente dos EUA, George W. Bush, avalia se enviará ou não mais tropas ao país.

Pressionado para mudar a estratégia militar dos Estados Unidos, Bush afirmou ontem que ainda está avaliando a possibilidade de ampliar temporariamente o número de soldados no Iraque. A medida seria um último esforço na tentativa de controlar a crescente violência, preparando o caminho para uma eventual retirada.

Gates disse que o envio de milhares de soldados norte-americanos aos campos de batalha poderia fazer com que os iraquianos diminuíssem seus esforços para assumir o controle do país. "Comandantes daqui já expressaram essa preocupação", disse ele. O secretário também disse que um aumento temporário de tropas no Iraque poderia trazer apenas uma pausa temporária na violência no país.

Ontem um ataque suicida detonou explosivos presos ao corpo, em Bagdá. A ação deixou pelo menos 15 mortos. O homem-bomba agiu perto de uma fila de recrutas, em frente de uma academia de polícia. Perto dali, na quarta-feira, a explosão de um carro-bomba deixou 11 mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]