• Carregando...

São Paulo - Uma revisão de nove pesquisas mostrou que pessoas que sofrem de enxaqueca com aura (alterações visuais) têm 73% mais risco de desenvolver um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico – causado pela obstrução de um vaso do cérebro que leva à falta de circulação na região. Entre mulheres, o risco é duas vezes maior.

A meta-análise, publicada nesta semana na edição on-line do British Medical Journal, mostrou que, além do sexo, idade inferior a 45 anos, tabagismo e uso de anticoncepcional hormonal também representaram maior risco de esses pacientes sofrerem um derrame.

"Outros dados mostram que enxaqueca com aura associada ao uso de anticoncepcional hormonal eleva o risco em seis vezes. Quando a mulher também fuma, as chances de AVC crescem em 20 vezes’’, alerta o neurologista Car­­los Bordini, presidente da Socie­­dade Brasileira de Cefaleia.

Cerca de 15% da população brasileira tem enxaqueca e um quarto desse grupo sofre da dor com aura, segundo a sociedade.

A enxaqueca com aura é ca­­racterizada por alguns sintomas neurológicos, principalmente visuais, que aparecem antes da dor. Por até cerca de uma hora, a pessoa pode sofrer redução no campo da visão, passar a enxergar imagens brilhantes em ziguezague e alguns flashes de luz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]