• Carregando...

O Equador afirmou que o famoso arquipélago de Galápagos está ameaçado e que o país pode suspender temporariamente a emissão de vistos para turistas, além de impor regras duras de controle populacional para evitar maiores danos ao ambiente das ilhas.

"Estamos elaborando uma série de medidas para enfrentar a crise institucional, ambiental e social surgida nas ilhas", afirmou na terça-feira o presidente equatoriano, Rafael Correa, depois de assinar um decreto de emergência a fim de proteger o arquipélago.

Correa não forneceu detalhes sobre as restrições a serem impostas, mas disse que o país avaliaria a possibilidade de impedir a entrada de turistas nas ilhas. Milhares de visitantes passam por Galápagos todos os anos.

As ilhas vulcânicas, localizadas 1.000 quilômetros a oeste da costa do Equador, inspiraram o naturalista britânico Charles Darwin a elaborar a teoria da evolução.

A pesca ilegal de tubarões e de pepinos do mar, a população crescente e os conflitos internos surgidos dentro do parque nacional têm provocado danos às ilhas.

"O governo precisa ser mais rigoroso a respeito do que permite ali, já que as pressões sobre Galápagos estão aumentando", afirmou Martin Wikelski, biólogo da Universidade Princeton.

"Trata-se de um dos ecossistemas mais peculiares do mundo. E continua a ser um importante laboratório para os estudos sobre a evolução das espécies."

Tartarugas centenárias e atobás-de-pés-azuis dividem espaço com 18 mil ilhéus que vivem da pesca e da crescente indústria do turismo.

Cerca de 15 mil pessoas morariam ilegalmente nas ilhas, dizem autoridades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]