• Carregando...
O presidente americano Joe Biden fala sobre o meio milhão de vidas perdidas nos EUA durante a pandemia de Covid-19, 22 de fevereiro
O presidente americano Joe Biden fala sobre o meio milhão de vidas perdidas nos EUA durante a pandemia de Covid-19, 22 de fevereiro. Imagem ilustrativa.| Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

A equipe de Biden tem o problema persistente de mentir quando se trata do histórico, supostamente terrível, da administração de Trump em relação à vacina contra o coronavírus. Se você quiser pode vê-lo novamente no especial sobre coronavírus no horário nobre da NBC News no último 11 de março, "COVID One Year Later: Life After Lockdown [Covid: Um ano depois, vida após o lockdown]."

Nos degraus do Memorial Lincoln, o âncora Lester Holt sugeriu ao chefe de gabinete da Casa Branca Ron Klain que a equipe do presidente Joe Biden agora "é dona" da resposta à pandemia e perguntou "por que está demorando tanto" com as vacinas.

Klain automaticamente culpou o ex-presidente Donald Trump, dizendo: “[Nós] herdamos um sistema de vacinas que estava se movendo a passo de tartaruga e tivemos de acelerar. Tivemos que comprar centenas de milhões de doses de vacinas que não haviam sido encomendadas.” Holt não contestou a resposta.

Klain disse algo semelhante no “Meet the Press” dias após a posse: “Mas o processo de distribuição da vacina, especialmente fora dos lares de idosos e hospitais, para a comunidade como um todo, não existia realmente quando entramos na Casa Branca.”

Este foi um eco do que Biden afirmou em uma fábrica da Pfizer: “Há pouco mais de quatro semanas, a América não tinha nenhum plano real de vacinar a maior parte do país”, disse Biden, acrescentando que Trump “falhou em pedir vacinas suficientes, falhou em mobilizar o esforço para administrar as injeções, falhou em estabelecer centros de vacinas”.

E um eco do que disse a vice-presidente Kamala Harris em “Axios on HBO”: “Não havia estoque. […] Não havia uma estratégia ou plano nacional de vacinação. Estávamos deixando para os estados e líderes locais tentarem descobrir. E assim, de muitas maneiras, tivemos de começar do zero em algo que vem acontecendo há quase um ano inteiro.”

Talvez porque tenham sido ferrenhos em checar as bravatas de Trump sobre como lidar com a pandemia, os sites de "checagem de fatos" têm evocado a mentira de Biden que Trump não fez quase nada.

Em 12 de março, o Twitter criou um tópico com uma manchete um tanto enganosa: "Havia um plano de distribuição de vacinação sob Trump, mas foi amplamente expandido por Biden, de acordo com PolitiFact, Newsweek e FactCheck.org."

Isso não resumia com precisão os tuítes de correção de Biden reunidos logo abaixo do título.

Bem, as vacinas estavam "movendo-se a passo de tartaruga"? Em 15 de janeiro, uma semana antes da posse de Biden, 10,6 milhões de americanos haviam recebido uma vacina Covid-19 sob o governo de Trump, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Eles falharam em pedir vacinas suficientes? Até 31 de dezembro, o governo federal havia contratado a compra de pelo menos 800 milhões de doses de vacina para entrega até 31 de julho.

Não havia “nenhum plano real” para a distribuição da vacina? Em 16 de setembro do ano passado, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos divulgou um relatório ao Congresso delineando uma estratégia para a distribuição de vacinas e um manual para estados e localidades “sobre como planejar e operacionalizar uma resposta à vacinação.”

A administração de Trump encorajou uma abordagem flexível e federalista às restrições e vacinas contra o coronavírus. Os esquerdistas diriam que deixar os estados, em vez do governo federal, controlar qualquer coisa é igual a "nenhuma estratégia nacional".

Os democratas e a mídia condenaram Trump por politizar a pandemia, o que é uma piada de mau gosto, já que eles estavam claramente politizando-a logo depois que sua primeira tentativa de impeachment fracassou. Trump chamou essa exploração política de "farsa" e então alegaram que ele chamou o vírus de "farsa".

Mesmo hoje, a equipe Biden está implacavelmente batendo em Trump como o bode expiatório para tudo que dá errado. Seria bom se os "verificadores de fatos" pudessem cobrir este assunto, já que a mídia "objetiva" não pode.

Tim Graham é diretor de análise de mídia do Media Research Center e editor executivo do blog NewsBusters.org.

© 2021 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]