• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Nova Iorque – Uma equipe de cientistas americanos decifrou o genoma do gato doméstico, o sétimo mamífero – incluídos o homem e o chimpanzé – a ter os genes completamente identificados. O trabalho abre um novo campo de investigação médica para esses felinos, mas também para os humanos.

A pesquisa, publicada no jornal "Genoma Research", foi realizada no DNA de um gato da espécie abissínio, de quatro anos, chamado Cinnamon (canela), com linhagem remontando a várias gerações na Suécia.

Os cientistas do Laboratório Cold Spring Harbor, de Nova Iorque, identificaram 20.285 genes formadores do genoma do gato. Para tanto, analisaram as semelhanças entre o genoma do felino e dos outros seis mamíferos já seqüenciados: homem, chimpanzé, camundongo, cão, rato e vaca.

O gato doméstico é um excelente modelo de investigação para estudar as doenças humanas e, por isso, a análise do genoma desse felino pode levar a descobertas médicas.

Esses animais sofrem mais de 250 problemas hereditários, dos quais boa parte é similar a patologias genéticas humanas, afirmam os pesquisadores. O gato pode ser também um modelo de estudo sobre doenças infecciosas como a aids.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]