• Carregando...
A secretária britânica das Comunidades, Hazel Blears, renunciou ao cargo nesta quarta-feira | Reuters
A secretária britânica das Comunidades, Hazel Blears, renunciou ao cargo nesta quarta-feira| Foto: Reuters

A secretária britânica das Comunidades, Hazel Blears, anunciou na quarta-feira (3) sua decisão de deixar o governo, agravando a impressão de que o primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown está perdendo o controle sobre seu partido.

"Hoje eu disse ao primeiro-ministro que estou renunciando ao governo", disse Blears, responsável por assuntos dos governos locais, em nota divulgada na véspera de uma eleição local e europeia em que o Partido Trabalhista deve ser trucidado.

A secretária é mais uma vítima do escândalo envolvendo gastos supérfluos de políticos britânicos com dinheiro público, que afeta todos os partidos, mas tem especial impacto sobre os trabalhistas, que parecem fadados a perder a eleição geral que deve ocorrer até junho de 2010.

Em maio, Blears aceitou pagar mais de 13 mil libras (21.590 dólares) em impostos pela venda de uma propriedade, depois das revelações sobre os gastos dos políticos.

Na terça-feira (2), uma fonte próxima à ministra do Interior, Jacqui Smith, disse que ela deixará o governo numa reforma ministerial a ser feita logo depois da eleição.

Em março, houve indignação popular devido à descoberta de que ela usara verbas parlamentares para pagar a locação de dois filmes eróticos para seu marido.

A renúncia das duas integrantes do gabinete coincide com um apelo do jornal Guardian, tradicionalmente simpático aos trabalhistas, pela saída de Brown. "A verdade é que não há visão para ele, nenhum plano, nenhum argumento para o futuro e nenhum apoio", disse o jornal.

Os britânicos estão furiosos pelo fato de os políticos terem usado as verbas públicas para pagar coisas como reformas de uma quadra de tênis e limpeza de um fosso.

Os trabalhistas, no poder desde 1997, estão com popularidade baixíssima, e as pesquisas indicam amplo favoritismo da oposição conservadora na próxima eleição geral, que Brown reluta em antecipar, alegando que antes precisa limpar o sistema político.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]