• Carregando...
Rob Ford, prefeito de Toronto, que assumiu uso de crack | Aaron Harris/Reuters
Rob Ford, prefeito de Toronto, que assumiu uso de crack| Foto: Aaron Harris/Reuters

O Canadá, um país em geral admirado por seu modelo político, seu êxito econômico e seus avanços sociais teve em 2013 um "annus horribilis" (ano horrível) por uma série de escândalos e controvérsias políticas que prejudicaram sua imagem internacional.

O ano se iniciou com bons augúrios para o governo do primeiro-ministro conservador, Stephen Harper: o país, que escapou quase sem um arranhão da grande crise econômica mundial de 2008, ao contrário de seus principais parceiros ocidentais, seguia gerando emprego e crescimento.

Mas antes de acabar fevereiro, Harper teve de enfrentar um escândalo no Senado que se arrastou penosamente durante todo 2013, afetando tanto sua imagem pessoal como a do Canadá e suas instituições.

O problema, que se iniciou com as atividades fraudulentas de três destacados senadores nomeados pessoalmente por Harper para a câmara alta do Parlamento, terminou com uma investigação policial, ainda em andamento, e com a demissão do braço direito do primeiro-ministro, seu chefe de gabinete, Nigel Wright.

O escândalo, ainda aberto, já afeta mais de uma dúzia de destacados conservadores e subordinados de Harper e provocou a queda do Partido Conservador nas enquetes, além de questionar os princípios éticos do governo.

Prefeito polêmico

Mas talvez o golpe fatal à imagem do Canadá foi dado por Rob Ford, prefeito da maior cidade, Toronto, a capital política do país e uma das maiores metrópoles da América do Norte.

Ford, um político populista conservador com estreitos laços com o governo de Harper, se transformou em uma piada nacional e internacional por seu comportamento estrambólico, suas forçadas admissões de consumo de crack e maconha, e seus vínculos com traficantes de armas e drogas de Toronto.

Com tudo isto, não é de estranhar que em dezembro a prestigiada revista The Economist, que há uma década declarou o Canadá como um modelo político, social e econômico, se tenha visto obrigada a retirar sua qualificação do país americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]