• Carregando...
Imagem de Plutão feita pelo telescópio Hubble não permite visualizar detalhes | Nasa/Divulgação
Imagem de Plutão feita pelo telescópio Hubble não permite visualizar detalhes| Foto: Nasa/Divulgação

Dos nove integrantes do sistema solar, Plutão ainda é o mais misterioso. Por ser o mais distante da Terra, até hoje não se têm imagens razoáveis de sua superfície. Mas isso deve mudar no ano que vem. A Nasa anunciou que nos próximos meses uma missão espacial terá a tarefa de fotografar o "planeta anão".

Segundo a National Public Radio (NPR), a rádio pública americana, essa missão caberá à nave New Horizons, que está há quase uma década no espaço. Em julho de 2015, ela deverá estar a poucos milhares de milhas de Plutão, o que permitirá o registro fotográfico com qualidade jamais obtida. As únicas imagens feitas até hoje são do telescópio Hubble e não permitem observar maiores detalhes.

Alan Stern, vice-presidente associado do Southwest Research Institute, no Texas, diz não ter ideia do que a New Horizons verá, mas acredita que possam ser encontradas crateras e montanhas, visto que são evidentes as variações na superfície de Plutão. "É possível que haja até líquidos na superfície", afirmou Stern à NPR.

Descoberto em 1930, Plutão era considerado planeta até 2006, quando foi rebaixado à categoria de "planeta anão".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]