i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inéditas

Espaçonave fará imagens da superfície de Plutão

Há quase dez anos no espaço, nave New Horizons vai fornecer registros do "planeta anão", cujo solo ainda é um mistério

  • PorGazeta do Povo
  • 08/12/2014 07:48
Imagem de Plutão feita pelo telescópio Hubble não permite visualizar detalhes | Nasa/Divulgação
Imagem de Plutão feita pelo telescópio Hubble não permite visualizar detalhes| Foto: Nasa/Divulgação

Dos nove integrantes do sistema solar, Plutão ainda é o mais misterioso. Por ser o mais distante da Terra, até hoje não se têm imagens razoáveis de sua superfície. Mas isso deve mudar no ano que vem. A Nasa anunciou que nos próximos meses uma missão espacial terá a tarefa de fotografar o "planeta anão".

Segundo a National Public Radio (NPR), a rádio pública americana, essa missão caberá à nave New Horizons, que está há quase uma década no espaço. Em julho de 2015, ela deverá estar a poucos milhares de milhas de Plutão, o que permitirá o registro fotográfico com qualidade jamais obtida. As únicas imagens feitas até hoje são do telescópio Hubble e não permitem observar maiores detalhes.

Alan Stern, vice-presidente associado do Southwest Research Institute, no Texas, diz não ter ideia do que a New Horizons verá, mas acredita que possam ser encontradas crateras e montanhas, visto que são evidentes as variações na superfície de Plutão. "É possível que haja até líquidos na superfície", afirmou Stern à NPR.

Descoberto em 1930, Plutão era considerado planeta até 2006, quando foi rebaixado à categoria de "planeta anão".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.