• Carregando...
Parlamento catalão durante discurso do presidente regional Carles Puigdemont | LLUIS GENE/AFP
Parlamento catalão durante discurso do presidente regional Carles Puigdemont| Foto: LLUIS GENE/AFP

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, exigiu formalmente nesta quarta-feira (11) que o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, esclareça se a independência da região foi declarada. Rajoy disse que isso é necessário antes de que seu governo decida quais passos adotar. Na terça-feira (9), durante sessão no parlamento regional, Puigdemont disse ter recebido "o mandato do povo para que a Catalunha vire um Estado independente em forma de república". No entanto, ele pediu, em seguida, que legisladores suspendam a separação para que haja um diálogo com Madri. 

Em uma ameaça velada, Rajoy disse que o esclarecimento era necessário pelo artigo da Constituição que permitiria que o governo central da Espanha interviesse para assumir parcial ou integralmente os poderes regionais na Catalunha.

Leia também: Tudo sobre o referendo catalão e como isso pode mudar a Europa

O primeiro-ministro emitiu a exigência após uma reunião especial do gabinete para responder ao discurso do líder regional catalão. 

O governo espanhol rechaça qualquer negociação e diz que o plebiscito pela secessão do dia 1º de outubro foi ilegal, além de lembrar que o Judiciário espanhol já havia declarado que essa votação regional não tinha valor legal. 

A iniciativa obteve 90,09% dos votos favoráveis à medida. Cerca de 2,2 milhões de pessoas participaram da consulta, o equivalente a menos da metade do eleitorado local. Na ocasião, a polícia interveio de forma violenta e cerca de 800 pessoas ficaram feridas durante a votação.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]