Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ETA

Espanha liberta militante de grupo extremista basco

Inès del Rio (2ª na fila) deixa prisão com familiares | Eloy Alonso/Reuters
Inès del Rio (2ª na fila) deixa prisão com familiares (Foto: Eloy Alonso/Reuters)

Horas depois de o Tribunal Nacional da Espanha ordenar a libertação imediata de Inès del Río, a extremista basca presa por cometer 24 assassinatos foi liberada da prisão na tarde de ontem. Cercada por parentes, Inès entrou em um carro e foi embora sem falar com jornalistas.

A ordem para liberar Inès del Rio, integrante do grupo separatista basco ETA, é a primeira de uma série de sentenças que podem ser revogadas na Espanha como resultado da decisão do Tribunal Europeu, disseram analistas. Inès del Rio havia sido condenada a mais de 3 mil anos de prisão por ataques nos anos 1980.

O Tribunal Europeu constatou que a Espanha calculou de maneira irregular o tempo descontado por bom comportamento na sentença de Inès del Rio. De acordo com o tribunal, ela deveria ter sido libertada em 2008. A Espanha tinha argumentado que a terrorista deve permanecer na prisão até 2017 por seus cálculos.

Violência

O caso de Inès del Rio é uma questão delicada para a Espanha, pois traz lembranças dolorosas da violência do ETA, que matou mais de 800 pessoas ao longo de quatro décadas. O ETA, que busca um Estado basco independente, declarou um "cessar definitivo" da atividade armada em 2011. Ativistas de direitos das vítimas protestaram depois da decisão do Tribunal Europeu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.