• Carregando...
Homem passa por grafite do ETA, 6 de setembro de 2010 | REUTERS
Homem passa por grafite do ETA, 6 de setembro de 2010| Foto: REUTERS

A Espanha anunciou que não pode confiar no anúncio feito no domingo pelo grupo separatista basco ETA e vai continuar a perseguir seus membros, disse o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcada, na televisão nesta segunda-feira.

O cessar-fogo anunciado no domingo pode ser uma tentativa do ETA de legitimar seu braço político, o Batasuna, antes das eleições municipais de 2011. Mas o Batasuna precisa se desvincular do ETA ou fazer com que o grupo de desarme totalmente antes disso, disse o ministro.

"Pode muito bem ser uma estratégia passo a passo. (O Batasuna) tem de entender a mensagem: ou eles rompem definitivamente com o ETA ou eles convencem o ETA a parar definitivamente com a violência", disse Rubalcada em entrevista à emissora TVE1.

O ETA já matou mais de 850 pessoas em sua tentativa de conseguir um Estado independente no norte da Espanha e sul da França, mas recentemente foi abalado pela prisão de seus membros e por um aumento do apoio entre os bascos a uma solução democrática para a questão da independência.

"O anúncio claramente tem a intenção de esconder a fragilidade deles, porque se eles não esconderem suas fragilidades, os pedidos dentro de suas próprias bases e o apoio para que eles se desarmem crescerão", disse o ministro.

O ETA já descumpriu tréguas anteriormente, a última delas em 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]