i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Retomada

Espanha relaxa isolamento após contágio de Covid-19 desacelerar

    • Estadão Conteúdo
    • 14/04/2020 08:30
    espanha retomada covid-19
    Voluntários da Cruz Vermelha distribuem máscaras aos passageiros na estação de metrô Sants, em Barcelona, em 14 de abril de 2020| Foto: PAU BARRENA/AFP

    A Espanha, um dos países mais atingidos pela pandemia de coronavírus, começou a afrouxar as restrições duras do isolamento social que mantiveram as pessoas em casa durante mais de um mês e frearam a atividade econômica.

    O número de mortes causadas pela covid-19 chegou a 18.056 nesta terça-feira, 567 a mais que no dia anterior. Os casos confirmados totalizaram 172.541 - 3.045 nas últimas 24 horas, ou seja, a menor alta na taxa de infecções desde o começo da pandemia.

    Embora o governo tenha decretado o confinamento total da população inicialmente até o próximo dia 26, nesta segunda-feira (13) funcionários de algumas empresas e fábricas em setores não essenciais, que não podem trabalhar remotamente, principalmente os setores industrial e de construção civil, retomaram as atividades. Eles se juntaram aos setores considerados essenciais, como alimentos, necessidades básicas e produtos sanitários, que permaneceram ativos desde o início da pandemia.

    Máscaras

    Diante de dúvidas e críticas sobre o possível efeito do regresso ao trabalho na expansão do coronavírus, o governo iniciou, em 1,5 mil pontos em todo o país, um programa de distribuição de 10 milhões de máscaras de proteção para trabalhadores que estão retomando suas atividades.

    Até agora, o acesso da população às máscaras tem sido difícil, pois a maior parte do suprimento é distribuída aos profissionais de saúde, forças de segurança e outros grupos essenciais, enquanto a maioria da população permanece confinada em suas casas.

    O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, afirmou que o governo acredita que, até o final desta semana, as farmácias terão máscaras à venda. "Se a saúde dos trabalhadores for minimamente afetada, a atividade não poderá recomeçar", disse Grande-Marlaska, à rádio Cadena Ser.

    Economia

    Com a medida de afrouxamento, o governo presidido pelo socialista Pedro Sánchez tenta reativar parte da economia espanhola, muito prejudicada pelo surto, com cerca de 900 mil postos de trabalho fechados desde meados de março. Somente a construção civil responde por 12,5% da atividade econômica e emprega aproximadamente 1,7 milhão de trabalhadores.

    "Não acabamos com as restrições ao movimento de pessoas", lembrou o ministro da Saúde, Salvador Illa. "Ainda estamos confinados". Carlos Mogorrón Flores, engenheiro civil de 27 anos de Talarrubias, em Extremadura, planejava voltar ao trabalho só hoje, mas disse que isso ainda é arriscado. "Gostaria de ficar mais 15 dias confinado em casa, ou ao menos mais uma semana e depois voltar. Você sempre fica com medo de pegar (o vírus)", disse.

    1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 1 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • C

      Cassiano

      ± 7 horas

      Gazeta, um jornal sem identidade, trai seus próprios valores copiando matéria do Esquerdão. A chamada leva a crer que adotar medidas que não sejam tão restritivas é um relaxo. Relaxo é os editores da Gazeta permitirem um absurdo desses.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso