• Carregando...

Cotado como o mais forte italiano para suceder Bento 16, o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, pediu nesta manhã que os fiéis rezem para que o próximo papa seja um "pastor santo" para enfrentar "o momento delicado de passagem de milênio".

"Esse é um momento importante na vida da igreja. Peço que rezem para que o Espirito Santo possa escolher um pastor santo. Que faça transparecer o vulto de Jesus Cristo". Ao rezar sua última missa antes do conclave, ele afirmou que o papel da igreja é "anunciar sempre a misericórdia de Deus, inclusive ao homem sofisticado e perdido do novo milênio, inclusive durante esse momento delicado de passagem de milênio".

A missa foi realizada as 9h da manhã (5h em Brasília) na igreja Santi 12 Apostoli, localizada no centro de Roma, e com a presença de poucos fiéis. "Eu vim para ver o Scola, mas não estou torcendo por ninguém. Para mim é igual se for italiano ou não, o importante é que seja um bom papa", disse a fiel local Eugenia Giuliana Budicin.

Scola é tido por Vaticanistas como um candidato preferido de Bento 16 e apoiado por cardeais estrangeiros, distantes à curia - que por sua vez apoia o brasileiro Odilo Scherer, cardeal de São Paulo. Segundo a imprensa italiana, ele já iniciaria o Conclave com 40 votos, encabeçados por americanos.

Pouco depois do encerramento da missa, ele saiu da carestia e abençoou os repórteres presentes. Ao final, quando já estava no carro, se limitou a dizer "bom trabalho e coragem".

Cada cardeal é responsável por uma paróquia em Roma. Esse domingo foi dedicado para que cada um fosse às suas respectivas igrejas. Na Via 20 Settembre, por exemplo, era possível caminhar e assistir os diversos cardeais que celebravam missas durante a manhã.

Uma das mais cheias era a da Santa Maria della Vitoria, onde o cardeal americano Sean O'Malley, arcebispo de Boston, estava. Difícil até de entrar, dezenas de pessoas tiveram que ficar em pé. Segundo o jornal "Il Messaggero", ele, que também está na lista de papáveis, deu sinais em sua homilia de não querer muito o trono de Pedro. "Gostaria de assegurar que voltarei para Boston e levo comigo a estatua da Santa Teresa [famosa escultura do artista Gian Lorenzo Bernini]".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]