• Carregando...

Criticada pela Igreja pela demora em se pronunciar, quando foi anunciada a renúncia do papa Bento XVI, em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff se apressou e, menos de 24 horas depois da escolha do cardeal Jorge Mario Bergoglio como novo pontífice, confirmou a sua presença, na próxima terça-feira, à missa que marcará o início oficial do novo papado. O anúncio foi feito ontem pelo porta-voz do Planalto, Thomas Traumann.

A ideia inicial de Dilma era designar uma comissão de representantes que viajaria ao Vaticano para a posse do novo papa. Mas, ontem, a presidente decidiu estar presente ao evento, como forma de prestigiar o primeiro papa latino-americano e se aproximar da Igreja Católica, de quem sofreu críticas em sua campanha eleitoral, em 2010, por conta de discussões em torno do aborto.

A presidente Dilma quer aproveitar a viagem ao Vaticano para reiterar pessoalmente o convite ao novo papa para que ele esteja presente à Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Estão previstos pelo menos dois encontros da presidente com o novo papa durante a jornada: o primeiro, no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do estado do Rio de Janeiro, onde seria realizada uma reunião privativa; e o segundo, na missa principal da Jornada da Juventude Católica, em Guaratiba, também no Rio.

Dilma designará uma comissão para acompanhá-la à Roma. Os convidados ainda não foram definidos. Mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está entre os integrantes da lista, até agora. Lula está em viagem à África e na terça-feira tem um compromisso já agendado na Nigéria. Até agora a viagem da presidente Dilma à Roma não inclui outros compromissos, além do comparecimento à missa papal.

Cristina Kirchner

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, compatriota do novo pontífice, também vai estar presente. Outros mandatários latino-americanos já confirmados são o chileno Sebastian Piñera, o paraguaio Federico Franco e o mexicano Enrique Peña Nieto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]