• Carregando...

Sob um céu que ameaçava chuva, milhares de fiéis que levavam bandeiras de diversos países e cartazes com mensagens de apoio lotaram neste domingo a Praça de São Pedro, no Vaticano, em clima de emoção e respeito para assistir ao último Ângelus do papa Bento XVI.

À medida em que a manhã avançava, as nuvens ameaçadoras que se aproximavam da praça aumentavam em número, e os fiéis não deixaram de olhar para cima com a esperança de que a chuva não estragasse a cerimônia.

Antes da aparição do pontífice, curiosos e peregrinos de inúmeras nacionalidades começaram a chegar à praça, muitos deles cantando em homenagem a um papa "honrado". Este foi o termo usado por uma jovem siciliana, Roberta Santigati, pertencente ao grupo jovem católico "Padre Pio", que levou um dos maiores cartazes ao Vaticano e que tinha um curioso lema: "Bento XVI de novo".

Segundo este grupo de jovens, apesar de respeitar profundamente a decisão do pontífice de "não levar a cruz até o final", o ideal seria que "Ratzinger concorresse novamente como cardeal e, caso voltasse a ser eleito, seria um sinal inequívoco da vontade de Deus e da missão pastoral que lhe foi encarregada".

De forma parecida, no centro da praça, outro grupo de jovens entoava um cântico alegre, enquanto estava sentado no chão. Eram membros da associação "Comunhão e Libertação", procedentes de todos as regiões da Itália e que foram ao Vaticano para se despedir de Bento XVI.

Pouco a pouco, o que antes eram cânticos deram lugar ao típico murmúrio das multidões.

Pontual como de costume, a janela do apartamento papal se abriu e por ela apareceu Bento XVI para abençoar os presentes e conceder a bênção do Ângelus, o que desencadeou um grande aplauso que o próprio pontífice interrompeu com um simples agradecimento.

"O Senhor me chamou para subir o monte para me dedicar ainda mais à oração e à meditação, o que farei de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças. Não abandonarei a Igreja", foram as frases que o papa pronunciou e que emocionaram os presentes.

As palavras do sucessor de Pedro foram acompanhadas com grande atenção pela multidão que, ciente da importância da cerimônia, a registrou com câmeras, muitas de telefones celulares.

Quando a janela do apartamento papal se fechou, os fiéis e curiosos começaram a sair, pouco a pouco, cercados por grandes medidas de segurança, enquanto ainda meditavam sobre o discurso que o papa acabara de pronunciar.

"Foi muito emocionante vê-lo aqui, viemos de Israel fazendo uma peregrinação para escutar Bento XVI e gostei de escutar sua voz que, apesar de que ele dizer que está mais fraca por causa da idade, ainda soa forte", afirmou a colombiana Cecilia Taborda.

O papa Bento XVI, após seu último Ângelus à frente da Igreja, publicou o que alguns afirmam que será sua última mensagem no Twitter. "Neste momento particular peço que rezem por mim e pela igreja, confiando como sempre na providência de Deus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]