i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
top 10

Esperança de vida alienígena em Marte e outros descobertas espaciais de 2015

  • PorDa Redação
  • 26/12/2015 10:27
As explorações em Marte tiveram resultados inesperados. | Divulgação/Nasa
As explorações em Marte tiveram resultados inesperados.| Foto: Divulgação/Nasa

Apesar do avanço tecnológico das últimas décadas, desvendar a origem e a evolução do universo ainda é um desafio para a humanidade. Neste ano, as agências espaciais caminharam alguns passos em direção ao conhecimento e investigação sobre o funcionamento dos planetas, estrelas, meteoritos e demais astros que compõem o universo. Relembre as principais descobertas espaciais divulgadas em 2015:

10 - Sonda japonesa perdida volta a dar sinal e poderá explorar Vênus

Agência Espacial do Japão

A agência espacial japonesa informou que a sonda Akatsuri conseguiu penetrar na órbita de Vênus cinco anos depois do previsto. A sonda deve levar três meses para se aproximar mais do planeta.

9 - Cientistas descobrem como Marte se tornou um deserto gelado

Nasa

Estudos apontam que a cada segundo, Marte perde 100g da atmosfera por causa de um fluxo de partículas emanadas do Sol. Por isso, o planeta é tão árido e frio.

8 - Descoberta de buraco negro raro

Nasa

O buraco negro possui uma massa de aproximadamente 12 bilhões de vezes maior que o a do Sol. O grupo de astrônomos da Universidade de Pequim considera que o buraco negro se originou a cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang.

7 - Cientistas descobriram a idade da Lua

Nasa

Segundo um grupo de cientistas, a Lua tem 4,47 bilhões de anos. A pesquisa inovadora analisou meteoritos expelido no momento da criação do satélite e que acabaram aterrissando na terra.

6 - Nasa e ESA revelaram detalhes de plano para colidir nave contra asteroide

ESA

O objetivo da ação é entender os efeitos deste impacto e se esta solução é realmente eficiente no caso de uma possível ameaça à Terra. Os cientistas lançarão naves contra o asteroide batizado de 65803 Didymos.

5 - Nasa revela arquivos da missão Apollo

Nasa

As imagens captadas durante os anos do Projeto Apollo (1969 – 1972) foram feitas pelos astronautas que participaram da missão norte-americana. São mais de 11 mil imagens publicadas em uma conta no Flickr.

4 - Europa e Rússia vão enviar homem à Lua

As agências espaciais pretendem enviar uma missão para uma área inexplorada no polo sul da Lua. A missão foi batizada de Lunar 27 e a primeira sonda, não tripulada, irá avaliar a existência de água e matérias-primas par a produção de combustível e oxigênio.

3 - Plutão tem céu azul e água congelada

Nasa

A sonda espacial New Horizons detectou que a luz refletida pela neblina de Plutão é azul. Também foram encontradas diversas regiões com pequenas quantidades de água congelada, aspectos que sinalizam a vitalidade de Plutão.

2 - Descoberta de planeta mais parecido com a Terra

Nasa

Apelidado de “primo da Terra”, o planeta Kepler-452b está localizado fora do sistema solar e tem um diâmetro 60% maior do que o do nosso planeta.

1 - Marte tem água em estado líquido

Nasa

A Nasa descobriu que há água salgada correndo em pequenas valas no solo de Marte durante o verão. A descoberta aumenta as chances de existir (ou ter existido) vida no planeta mais parecido com a terra.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.