• Carregando...

Bombaim – Cientista política da Universidade de Bombaim, Navniit Gandhi diz que a proibição da comercialização de armas e a forte espiritualidade do povo indiano ajudam a explicar o fato de as favelas da Índia não serem tomadas pela violência, como acontece em outros países. Segundo ela, as favelas indianas ainda não perderam o espírito empreendedor, inerente à cultura do povo indiano.

Agência Globo – Como é o dia-a-dia nas favelas indianas?

Navniit Gandhi – As favelas na Índia também são um retrato da pobreza, da miséria e da interminável luta pela sobrevivência. As pessoas não têm dinheiro para comprar uma moradia decente, mas seus sonhos não morreram. A palavra-chave para entender o indiano é esperança. A grande maioria das pessoas que vivem em favelas está constantemente tentando melhorar sua vida e tem perspectiva de ascensão, ainda mais com o crescimento econômico do país.

Como é esse espírito empreendedor dentro das favelas?

As pessoas lá trabalham em pequenos negócios. Tem barbearia, armazéns, costureiras. As mulheres são donas-de-casa e ao mesmo tempo arrumam bicos para fazer em casa. Muitas trabalham como domésticas, serventes de limpeza em companhias ou como vendedoras de badulaques nos lotados trens urbanos de Bombaim. O espírito empreendedor ainda não morreu entre os moradores das favelas, apesar de toda a dificuldade que enfrentam.

No Brasil muitas favelas das grandes cidades vivem uma verdadeira guerra por causa do tráfico de drogas. Na Índia há favelas com esse tipo de violência?

Claro que há frustração nas comunidades pobres das grandes cidades indianas. Alguns acabam se engajando nas máfias locais, mas são poucos. As pessoas são extremamente religiosas e o que as impede de entrar num círculo de violência é o medo. No hinduísmo há a noção do carma, pelo qual o indivíduo paga na próxima vida o mal que faz na vida atual. A força da família na sociedade indiana: a pressão dos pais, filhos e de outros parentes mantêm o comportamento das pessoas em ordem dentro das comunidades. Outra coisa muito importante e que faz a diferença em relação ao Brasil é que na Índia as licenças para armas de fogo são proibidas. As drogas também são muito caras e os indianos não têm dinheiro para consumi-las.

Navniit Gandhi, cientista política da Universidade de Bombaim

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]