• Carregando...

Berlim – A promotoria de Dortmund, no oeste da Alemanha, abriu uma investigação sobre 20 corpos de menores encontrados em um campo do cemitério da cidade de Menden, supostamente vítimas do programa de eutanásia nazista. Há "um princípio de suspeita" de que se trata de crianças a que se aplicou este programa, concebido pelos nazistas para eliminar deficientes físicos ou psíquicos e pessoas consideradas "indignas de viver". As investigações foram abertas após a descoberta na quarta-feira de 12 corpos de crianças, de entre um e sete anos, em escavações realizadas em busca de valas comuns da Segunda Guerra Mundial, com cerca de 200 corpos. Pelo menos em dois dos casos, se tratava de crianças deficientes, segundo as primeiras pesquisas. Ontem foram encontrados outros corpos de crianças e também de adultos.

Especialistas do Departamento de Investigação dos Crimes do Nazismo estão participando das escavações, que continuarão hoje. Calcula-se que entre 1939 e 1941 o programa de eutanásia do regime nazista foi aplicado a 70 mil pessoas, menores ou adultos, com doenças mentais, epilepsia ou outras doenças físicas ou psíquicas. A maioria morreu ao inalar gás letal ou receber injeção.

As escavações na vala comum começaram devido a informações reunidas por jornalistas que indicavam que havia algo de estranho nas sepulturas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]