• Carregando...

A campanha para as eleições presidenciais francesas começou oficialmente à meia-noite desta segunda-feira (horário local), o que obriga os meios de comunicação do país a darem um tratamento igualitário aos 12 candidatos.

Assim que começou a campanha, cartazes dos candidatos à Presidência francesa foram fixados nos painéis dispostos em frente aos 85 mil colégios eleitorais de todo o país.

Os painéis estão numerados de 1 a 12 e o cartaz de cada candidato é colado em uma ordem determinada num sorteio realizado no Conselho Constitucional há três semanas, que atribuiu o primeiro lugar ao esquerdista Olivier Besancenot (LCR) e o último ao conservador Nicolas Sarkozy (UMP).

Segundo as leis eleitorais da França, a partir desta segunda-feira os aspirantes terão de receber o mesmo tratamento nos meios de comunicação, tanto na difusão de seus espaços eleitorais como no tempo de palavra.

Por outro sorteio, desta vez realizado na sede do Conselho Superior do Audiovisual, ficaram estabelecidos os turnos de emissão dos anúncios eleitorais. O candidato antiglobalização José Bové abriu a rodada hoje às 6h25m (0h25m, em Brasília) com um programa de cinco minutos.

Este sistema, que concede a cada candidato 45 minutos, será mantido até a sexta-feira, 20 de abril, já que no dia seguinte acontecerá a jornada de reflexão e no domingo, dia 22, o primeiro turno do pleito, do qual sairão os dois candidatos mais votados que disputarão a Chefia do Estado, em 6 de maio.

Faltando treze dias para o primeiro turno, Nicolas Sarkozy aparece na frente das pesquisas, seguido pela socialista Ségoléne Royal, o centrista François Bayrou e o ultradireitista Jean-Marie Le Pen.

No entanto, as pesquisa assinalam a existência de um grande número de indecisos, de até 42% do eleitorado, o que demonstra incerteza sobre o eventual resultado do primeiro turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]