• Carregando...
Refugiados sírios aguardavam para atravessar a passagem de Akçakale e ingressar na Turquia. | Efe
Refugiados sírios aguardavam para atravessar a passagem de Akçakale e ingressar na Turquia.| Foto: Efe

As forças da ordem turcas intervieram neste domingo (14) contra grupos de refugiados sírios que passavam por um trecho não regulado da fronteira enquanto vários jihadistas tentavam impedir no lado sírio que as famílias chegassem à Turquia.

Os incidentes ocorreram na passagem de Akçakale, na província de Sanliurfa, onde milhares de refugiados sírios esperam há dias para atravessar à Turquia.

Ao meio-dia, as autoridades turcas abriram o cruzamento, mas só foi possível que passassem para a Turquia quatro famílias antes que homens armados, que a emissora NTV identificou como membros do Estado Islâmico (EI), impedissem a passagem dos demais refugiados.

Um grande grupo de refugiados derrubou a cerca em um local próximo, mas não conseguiu atravessar o fosso da fronteira e se deslocou em direção a um campo de minas, momento em que as forças de segurança turcas entraram em ação para impedir que atravessassem. Ao mesmo tempo, cidadãos turcos pularam a cerca e a polícia interveio para manter a zona de fronteira.

Por volta das 15h30 locais (9h30 em Brasília), refugiados amontoados no lado sírio puderam começar a atravessar de forma ordenada.

Nas últimas duas semanas, cerca de 15 mil refugiados sírios cruzaram a passagem de Akçakale para chegar à Turquia. O governo calcula em 13,5 mil o número de refugiados que chegaram à Turquia desde o começo deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]