• Carregando...
Hillary Clinton diz que os EUA apoiam os protestos em Teerã | Jim Watson / AFP
Hillary Clinton diz que os EUA apoiam os protestos em Teerã| Foto: Jim Watson / AFP

Washington - Em meio aos intensos confrontos entre manifestantes e policiais nas ruas de Teerã, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que seu país apoia as demandas dos opositores e saudou a "coragem" e as "aspirações" dos que protestam contra o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad e disse que a República Islâmica precisa "abrir" seu sistema político.

"Queremos para a oposição e o povo heroico nas ruas e nas cidades de todo o Irã as mesmas oportunidades que alcançaram seus homólogos egípcios na semana passada", disse Clinton.

"Apoiamos os direitos universais do povo iraniano. Merecem os mesmos direitos [dos exigidos pelos egípcios], que são parte de seus direitos naturais", disse.

Milhares de iranianos saíram às ruas da capital Teerã ontem impulsionados pela oposição, que desde a contestada eleição de 2009 – quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad se reelegeu – buscam amplas reformas democráticas na República Islâmica.

Na Praça Azadi (liberdade, em farsi), em Teerã, jovens gritavam: "morte ao ditador!" – um slogan usado contra o presidente Mahmoud Ahmadinejad após as eleições presidenciais de 2009.

Sites afirmaram que, de acordo com "informes não confirmados, centenas de manifestantes foram presos em Teerã".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]