• Carregando...
CEO da Gazprom informou que intenção da União Europeia de colocar limite de preços representaria quebra de contrato
CEO da Gazprom informou que intenção da União Europeia de colocar limite de preços representaria quebra de contrato| Foto: EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV

A tentativa de impor um teto aos preços do gás russo na Europa significará o corte de fornecimentos, advertiu neste domingo (16) o CEO da estatal Gazprom, Alexey Miller, à emissora de TV pública russa.

“Nos pautamos pelos contratos firmados. Uma decisão unilateral como essa seria uma violação das atuais condições do contrato, que implicaria a cessação do fornecimento”, disse.

Miller lembrou que esta medida em reação à imposição de tetos de preços aos hidrocarbonetos russos está prevista em um decreto presidencial assinado em março pelo presidente russo, Vladimir Putin.

O próprio chefe de Estado russo advertiu em várias ocasiões que qualquer tentativa de limitar os preços do petróleo e do gás russos significaria que a Rússia não exportaria esses itens e pediu à União Europeia que não viole as leis de oferta e da procura que regem o comércio internacional.

Entre as últimas sanções impostas pela UE à Rússia, está o compromisso de impor um limite global ao preço do petróleo russo e seus derivados, de forma que as companhias marítimas europeias só poderão transportá-lo da Rússia para países terceiros se for vendido a um preço igual ou inferior ao estabelecido.

O teto do preço do petróleo não será um valor fixo, mas uma variável que coloca o preço do petróleo bruto russo abaixo do preço do mercado global, reduzindo assim a receita que a Rússia obtém com a venda de combustíveis fósseis e que utiliza para financiar a guerra contra a Ucrânia.

Esse mecanismo para punir a Rússia foi um dos temas discutidos pela secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, com os ministros do Eurogrupo, com quem também discutiu a necessidade de acelerar a assistência econômica à Ucrânia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]